Centro da Cidade do Rio de Janeiro


 

Centro é um bairro de classe média da Zona Central do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Apesar de possuir edifícios residenciais, o bairro é eminentemente comercial e turístico. Abriga a maior concentração de edifícios financeiros e de escritórios da cidade. Possui desde prédios históricos até modernos arranha-céus. Seus limites incluem os sub-bairros de Bairro de FátimaCasteloCinelândiaLargo da CariocaLivramentoPraça XV e Uruguaiana; além das ilhas de CobrasFiscalVillegaignon e o aeroporto Santos Dumont.


Conhecendo sua história

A história documentada do bairro começou em 1567, quando os 120 portugueses que haviam fundado a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro dois anos antes, no Morro Cara de Cão, se transferiram para o Morro do Castelo, que oferecia melhores condições de expansão3 . A partir desse morro, a cidade se expandiu nos séculos seguintes, passando a ocupar toda a área atualmente chamada de Centro.

centroantigo

Em 1780, o Rio estava dividido em quatro freguesias urbanas – São Sebastião, (criada em 1569, logo, 4 anos após a fundação da cidade) a sede no Morro do Castelo, Freguesia da Candelária (1621 segundo algumas fontes, 1624 segundo outras), Freguesia de São José, Freguesia de Santa Rita (ambas em 1721), além das freguesias rurais.4 5Posteriormente, por desmembramentos, foram criadas as freguesias de Santana, Sacramento, Santo Antônio (1854) e Espírito Santo (1865).

Cultura

No Centro, localizam-se alguns monumentos e edifícios famosos, como o Cinema Odeon, o Teatro Municipal, o Chafariz Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes – sede da câmara de deputados estaduais, o Palácio Duque de Caxias, a Biblioteca Nacional do Brasil (fundada por Dom João VI), a Estação Central de Metrô e Trem e tantos outros que se destacam na paisagem histórica, arquitetônica e cultural do Rio de Janeiro. Possui atualmente 23 instituições museológicas, liderando a lista de bairros cariocas com mais opções de cultura.

É um bairro de grande interesse turístico, mormente para aqueles que têm curiosidade sobre o Brasil Colônia e o Império do Brasil. Na região, ficam o Paço Imperial e o Convento do Carmo, que é a única edificação das Américas onde morreu uma monarca europeia, a rainha de Portugal Dona Maria I, a Louca.

Além de antiguidades, possui também algumas preciosidades do Modernismo, como o Edifício Gustavo Capanema, projetado por Le corbusier, Niemeyer e Lúcio Costa entre outros, com seus azulejos e afrescos interiores de Portinari.

Um pouco sobre educação

No Centro, estão instalados os maiores campi das maiores universidades e institutos do país, como é o caso da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doInstituto Federal de Filosofia e Ciências Sociais do Rio de Janeiro, do Instituto Histórico e Humano da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Academia Federal de Artes Musicais, daUniversidade Candido Mendes, da Universidade Estácio de Sá, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, da Universidade do Grande Rio, da Universidade Santa Úrsula, daFaculdade Integrada Moraes Júnior e Mackenzie Rio, do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro e da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.

Turismo no centro

Atrações culturais

O centro conta com diversas atrações culturais das mais variadas opções, abaixo elaboramos uma lista com o que julgamos ser importante para visitação e apreciação.

Academia Brasileira de Letras 

Imagem

Local: Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo
Estação de Metrô mais próxima: Cinelândia

 

Arquivo Nacional

Zoom in (real dimensions: 2256 x 1496)Imagem

Local: Praça da República, 173 – Centro
Estação de Metrô mais próxima: Central

 

Biblioteca Nacional 

Imagem

Endereço: Av. Rio Branco, 219 – Centro
Estação de Metrô mais próxima: Cinelândia

 

Casa França Brasil 

Zoom in (real dimensions: 1600 x 1200)Imagem

Local: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Estação de Metrô mais próxima: Uruguaiana

 

Centro Cultural Banco do Brasil 

Imagem

Local: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Estação de Metrô mais próxima: Uruguaiana

 

Centro Cultural Justiça Federal

Imagem

Local: Av. Rio Branco, 241
Estação de Metrô mais próxima: Cinelândia

 

Museu de Arte Moderna

Imagem

Local: Av. Infante Dom Henrique, 85
Estação de Metrô mais próxima: Cinelândia


 

The franklin https://pro-essay-writer.com/ academy high school in north carolina initiated a 1 1 ipad program at the beginning of the 2010-2011 school year
*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Portal Centro são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.
Busca Bairro